segunda-feira, 29 de junho de 2009

Moletom branco. Uma menina, em frente e verso. Uma flor. Uma borboleta.

*** Acho que ficaria mais bonitinho se o vestido dela fosse de bolinhas, combinando com as bolinhas da borboleta e da flor. Mesmo assim, gostei. Acho que vou usar este moletom amanhã.











*** Aprendi fazendo do dia: menos é sempre mais. Quatro desenhos apenas e o moletom branco parece que ficou cheio. É bacana desalinhar os desenhos. O desenho da menina está centralizando, tanto atrás quanto na frente. A borboleta está mais pra cima, na manga direita e a flor, mais pra baixo na manga esquerda.

Moletom branco. Acho que ele combina com algum desenho em preto... Vamos ver...

Eu amoooo caneta Acrilex e caneta Acrilpen.


*** Elas podem ser usadas como marcadores e/ou como caneta para "pintar" tecido. É como se eu estivesse desenhando no papel. Adoro.

Eu desenho direto no tecido. Às vezes, dá certo. Às vezes, não.


*** Sim, eu desenho direto no tecido, sem medo de errar. Tudo bem, eu sei ilustrar - não é lá essas coisas, mas... - e não tenho paciência pra usar moldes, nem copiar nada... 
*** Ok, você vai dizer que assim é fácil: quem sabe desenhar, não se importa mesmo com o suporte (papel, tecido ...). Tá. E eu vou te dizer: mesmo que você "saiba" que não sabe desenhar, que tal aprender fazendo? Observe outros desenhos, rabisque, perceba como é o seu traço... Depois, crie coragem e arrisque. Risque e rabisque!
*** Às vezes, desenhar direto funciona super bem. Às vezes, não funciona... Bom, desde que não gere desperdício de material, tá valendo.

Moletom cinza zero quilômetro... Comprei hoje para desenhar. Resolvi fazer um bonequinho de neve.

*** Só aprendi fazendo: uma revista nessas horas vale muito. Coloquei a revista dentro do moletom e dobrei as laterais do tecido, deixando firme só a área onde, de fato, eu desenharia. Para definir essa área, coloquei o moletom na minha frente e fiquei imaginando que o desenho não poderia ficar muito em cima, o que deixaria muita base vazia, nem muito embaixo, pois sairia da linha dos olhos de quem vê.







*** Mais uma lição: neve não é cacho de uva, nem bola de sabão. Para que o desenho do boneco de neve não ficasse perdido em meio ao cinza do moletom, desenhei uns flocos de neve. Mas as bolinhas ficaram redondinhas demais, parecendo bola de sabão. Tentei colocar um risco no meio e ficou parecendo uma uva refletindo a luz. Solução: fiz um traço mais forte em um pedaço do círculo e fiz um redomoinho em torno das bolinhas. Nada muito preciso, pois nem a neve, nem o vento são perfeitinhos. Quanto mais imprecisão, mais idéia de neve e de vento o desenho passa. Acabei usando, sem querer, a caneta roxa, ao invés da caneta de tinta preta. Tive que colocar um pouco de roxo em todo o desenho.





*** Outro só aprendi fazendo: eu TINHA QUE colocar uma frase do Shakespeare sobre o inverno na parte de trás do moletom? TINHA??? Affff! Acho que ficou nada a ver. A frase é linda, da peça As  You Like It..., porém, não combinou em nada com o bonequinho de neve... Agora já foi. Enfim. Fazendo e aprendendo... Acho que teria ficado melhor só colocar uns floquinhos de neve... Agora já foi...


Vestido azul.

*** Este vestido azul eu ganhei, há muito tempo, de uma amiga. Era um vestido que ela não usava mais. Acabei não usando também. Ficou no guarda-roupa até ontem, quando fiz alguns rabiscos de Acrilex azul combinada com Acrilex roxo. Aprendi fazendo: o tracejado não ficou legal, acabei preenchendo tudo com roxo nas laterais. Depois de fazer a frente, percebi que atrás ficou tudo muito vazio. Mesmo com os desenhos na gola, por dentro e por fora, faltava um detalhe às costas. Ah! Outra coisa: tive que fazer duas, três vezes cada redemoinho, para que as cores se destacassem ao menos um pouquinho no tecido azul.
















sexta-feira, 26 de junho de 2009

Bolsa Rosa. Antes e depois.


Bolsa marrom. Antes e depois.


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Minha bolsa marrom das Americanas.

*** Esta bolsa custou 29 reais. Também é das Americanas. Comprei 4 canetas Acrilex, pois as 2 que eu ainda tinha estavam fraquinhas. Uma das canetas novas é marrom. Achei que ficaria legal desenhar alguma coisa usando a mesma cor da bolsa, para que o desenho não se destacasse demais.





*** Quero fazer uma bolsa com letras de músicas que eu amo. Só que vai ficar pra próxima. Desta vez, deu vontade de desenhar esta bonequinha. Fiz um rabisco no papel antes. Nada de copiar para a bolsa usando molde. Não uso molde. Desenho direto. Quem não confia muito no próprio traço, pode até usar um molde e tal... Mas, sinceramente, que tal arriscar desenhar, sem molde, sem nada? Você pode se surpreender! Fiz o traço antes no papel só para sentir o que seria o desenho. Sem preocupação de errado, certo, preciso, impreciso, bonito, feio. Pensei também em pequenos círculos e rosinhas e fui desenhando.




*** Ficou assim: na parte da frente, desenhei duas bonequinhas meio voando, meio sonhando. Desenhei as rosinhas de modo mais ou menos equilibrado e algumas bolinhas. Na parte de trás, fiz uma boneca bem grande, voando, cercada por rosinhas. Na base da bolsa, muitas bolinhas e bolinhas também no zíper. Na alça, enchi de bolinhas. 










*** Amanhã de manhã já vou sair de casa com a bolsa marrom das Americanas e seus desenhinhos de bonecas e rosinhas e bolinhas. Vamos ver se alguém gosta.
*** Bom, eu adorei. Por ora é o que interessa, né?
*** Uma coisa que aprendi fazendo: se você estiver com um desenho na cabeça, pegue uma caneta e desenhe. Faz um bem danado quando você realiza uma inspiração.